OS SALTIMBANCOS

Musical Infantil – Duração: 50 minutos

 

“... montagem que levou a milhares de crianças versão bem trabalhada de um dos clássicos musicais infantis.”

 Jornal Estado de Minas em 02/06/2010

 

“ Entre os espetáculos recomendados para crianças, o musical Os Saltimbancos continua sendo uma das melhores apostas para meninos e meninas de qualquer idade... essa montagem é dirigida por Farinelli e recorda com graça e simplicidade a saga dos quatro bichos... a peça leva a plateia a ambiente lúdico, em que os animais aguçam ideias a respeito da amizade e das diferenças, que não precisam impedir o relacionamento entre eles. Cada um, à sua maneira, desperta pela alegria das descobertas, com suporte de repertório encantador, coreografias e números de sapateado. Ao fim da apresentação, o quarteto conversa com as crianças e as convida para o palco.”

Jornal Estado de Minas em 05/02/2010

 “... canções interpretadas ao vivo e figurino caprichado prometem prender a atenção até dos mais novinhos.”

Revista Veja BH em 19/09/2012

 

A montagem mineira do musical infantil "Os Saltimbancos" foi vista por mais de 150.000 pessoas e está há 14 anos em cartaz com mais de 500 apresentações.

 Poucas obras infantis se mantiveram tão presentes quanto o texto de Luiz Enriquez Bacalov e Sérgio Bardotti, adaptado por Chico Buarque. O esmero característico do compositor, que garante um texto claro e divertido, e as encantadoras canções, que continuam ensinando mais do que a maior parte da produção atual dirigida às crianças, fazem da montagem um espetáculo altamente recomendado.

 “OS SALTIMBANCOS” foi montado pela primeira vez em 1977. Em 1981, Os Trapalhões lançaram sua versão cinematográfica, "Os Saltimbancos Trapalhões", com Lucinha Lins no elenco e participações de Ivan Lins, Miúcha e Bebel Gilberto. O espetáculo ainda teve uma montagem histórica na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro (RJ), com artistas como Nara Leão.

 A montagem mineira conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Atuação no 1º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora. Teve duas indicações ao prêmio Bonsucesso em 2000 (Melhor trilha Sonora e Melhor ator coadjuvante). A trilha sonora, adaptada por Leri Faria, e as coreografias de sapateado, realizadas pelo coreógrafo Eurico Justino, continuam sendo o maior atrativo da montagem.  Ambas conquistaram público e crítica, pois souberam adaptar as aventuras desta irreverente trupe aos moldes nacionais.

 SINOPSE

Na peça, descontentes com a vida no campo, um jumento, um cachorro, uma gata e uma galinha partem para a cidade para tentarem a carreira musical. Durante a jornada, muitas coisas acontecem. Até que os animais percebem que a cidade não parece ser o melhor lugar para viver.

 FICHA TÉCNICA

TEXTO: Sérgio Bardotti e Luis Enrique / ADAPTAÇÃO: Chico Buarque / DIREÇÃO: Farinelli / ELENCO: Marcus Vinicius, Lindsay Paulino, Daniela Cassimiro, Raíssa Alves / ALTERNANTES: Henrique Moretzsohn, Fernando Bustamante, Paulo Victor, Rubens Ramalho, Bella Michielini e Adriana Soares  / FIGURINO: Ricca / CENÁRIO: Cynthia Dias / ILUMINAÇÃO: Yuri Simon / REALIZAÇÃO: Cyntilante Produções